Curitiba, abril de 2023
Comunicado da Comissão de Biblioteca:

Caríssimos,
Como estamos em tempo de mudança de provedor, a ‘Consulta ao Acervo’ na página da
Biblioteca ficará por um período indisponível para que se faça a reordenação necessária.
A partir de 15/05/23 nossa página voltará a disponibilizar também este item.

Obrigada pela compreensão.

Comissão de Biblioteca

Curitiba, agosto de 2022
Comunicado do Conselho da Escola da Coisa Freudiana

Nota de pesar

O Conselho da Escola da Coisa Freudiana quer fazer público o pesar pela perda da nossa amiga e colega Tania Mara Costa Pinto.
Que esta nota possa expressar nosso reconhecimento ao trabalho por ela realizado, e a certeza de que ele permanecerá vivo na memória de nossa Escola.

Atenciosamente,

Wilson Siqueira de Azambuja Silvina Perez

Curitiba, março de 2022
Comunicado do Conselho da Escola da Coisa Freudiana

Curitiba, março de 2022.

001/22 – CC

Um novo ano de trabalho se perfila às portas da Escola. Escola que, insistimos, se sustenta nos pilares que enodam transmissão, ensino e formação. Nela todos os trabalhos, inspirados no discurso analítico, tendem ao almejado enlace intensão/extensão.

No presente momento, a pandemia que há dois anos nos abalroa apresenta uma variante de grande transmissibilidade, que retira ainda a segurança sanitária necessária à retomada das atividades presenciais na Escola. Muitas questões se colocam a partir desta constatação para o Conselho da Escola. Seu ponto central: o estatuto do Saber presente em todas as atividades que nos congregam. Saber que na Escola conduz à pergunta sobre a formação do analista e sua condição de permanência.

É só na análise que se produz o desejo do analista. Sua função: separar a tendência do Sujeito de se fundir com o saber que adjudica ao Outro. Operação que conduz a um ponto mais além desse saber no qual procuramos o sentido apontando, portanto a uma nova posição do sujeito relativa a seu gozo, ao si-mesmo de consistência lógica que o autoriza.

Como não nos inquietarmos com as condições que a transmissão nos exige? Serão os meios virtuais instrumentos suficientes para por a prova, formalizar e transmitir o vivido na análise?

Nestes tempos de incertezas, vemos surgir iniciativas que outrora pareceriam improváveis. Referimos-nos especificamente a um curso que na nossa cidade, outorga um diploma de "Bacharelado em Psicanálise" àquele que o frequenta. Não podemos como Escola e após o esforço de tantos anos de dedicação debruçados na questão da formação permanente, deixar de apontar a contradição que tal curso representa.

Insistimos: o conceito se arranca do Real. Isso só se faz em uma análise. Mas só o vivido em uma análise não basta. A Escola nos oferece a possibilidade de querer pô-lo à prova.

Portanto, o Conselho continua sua aposta na necessidade da Escola e lamenta a dificuldade que a pandemia coloca para atingir nosso propósito. Se este Real se atravessou no nosso caminho, não por isso devemos abandoná-lo.

Por enquanto, e até nova orientação, a Escola da Coisa Freudiana continuará dando andamento às iniciativas possíveis, lançadas em setembro último, de modo virtual, assegurando que Conselho, Diretoria, Secretarias e Comissões seguem buscando alternativas ao trabalho, que preservem e não degradem os propósitos da Escola.

Atenciosamente,

Wilson Siqueira de Azambuja

Silvina Perez

Curitiba, setembro de 2021
AVISO

A Escola permanece viva ao longo destes meses em que foi necessário suspender as atividades presenciais em razão da pandemia. Os cartéis e as instâncias da Escola seguem trabalhando de forma remota.

É chegado o momento de comunicar ao conjunto da Escola a produção em curso nos cartéis, com o voto de pontuar este percurso e relançar o trabalho. Trabalho destinado aos cartelandos da Escola.

Para isto teremos as Noites de Cartéis, com início no dia 21 de setembro de 2021, às 20h30, por via remota.

A Diretoria

Curitiba, abril de 2021
Comunicado

Pesaroso, o Conselho da Escola da Coisa Freudiana informa que as atividades presenciais da Escola permanecem suspensas em razão da pandemia até que as condições sanitárias permitam sua retomada.

A Escola continua existindo regida pela ética declarada em sua Ata de Fundação.

A Diretoria e as Secretarias que a compõem se mantêm em trabalho remoto buscando possibilidades coerentes com essa ética.

Atenciosamente

Wilson Siqueira de Azambuja