Publicações

A linha editorial das publicações tem como prumo as perguntas sobre “o que, como e por quê publicar”, e estabelecem que as exigências editoriais comportam o conceito de Autoria, a observância do trato ético com a própria letra e a letra do Outro. Ao levar a público as questões em curso no trabalho da Escola, seguindo seus passos de elaboração, fixa na letra escrita o discurso, marca o tempo, faz história.

Caso tenha interesse em adquirir algum volume de Cadernos, entrar em contato aqui.

Cadernos 0

Cadernos Numero 0, intitulado Da Fundação, abre a série Cadernos da Escola da Coisa Freudiana e publica os textos fundacionais – Intensão, Extensão e Antecedentes – em que se declaram a função e direção dessa Escola, seus princípios e fundamentos, regidos pelo dever ético próprio à Psicanálise.

Cadernos 1

Cadernos 1 publica o I Congresso da Escola da Coisa Freudiana – A psicanálise hoje – Scilicet, em três capítulos: Epistêmico: contribuições de campos do saber que podem interrogar a Psicanálise. Discursivo: concepção da cura analítica e suas incidências clínicas. Doutrinário: elaborações sobre a pergunta que funda e anima a Escola: “o que faz uma Psicanálise?”

Cadernos 2

Cadernos 2 publica os escritos do II Congresso da Escola da Coisa Freudiana, cujo tema é a Ética Analisante. Ética essa que abriga uma função e denota uma posição de trabalho no interior do laço analítico, determinando as vicissitudes do percurso da cura. O volume é organizado em três partes: Filosofia e Ciência – capítulo epistêmico dedicado às relações entre filosofia, ciência e psicanálise. Do Curso da Análise: A demanda; efeitos terapêuticos; entrada em análise; avatares; desfecho e efeitos da cura. Do Passe: Como e por que pode alguém desejar o passe?

Cadernos 3

Cadernos 3 toma como propósito precisar a noção de sujeito tal como concebida no percurso da obra de Lacan e colocá-la em debate desde seus fundamentos no discurso analítico, como uma função que vem a constituir-se efeito de trabalho na direção de cura. Resgata e publica o acervo das elaborações sobre a temática do sujeito, que inspirou suas atividades na Extensão da Escola da Coisa Freudiana no período de 2004 a 2009. O reencontro proposto aos autores, feito releitura, pretendeu que não se tratasse de mero resgate histórico, uma retranscrição à letra, mas sim, da realização de um saber novo, uma formalização, desdobrada numa estrutura quaternária: A Escola e o Escrito; Conexão com a Medicina e a Filosofia; Percurso de uma análise; e In Memoriam – No só depois…

Cadernos 4

Cadernos 4 é a edição do III Congresso da Escola da Coisa Freudiana , em setembro de 2013 denominado Por uma comunidade de experiência: o que faz escola? A temática é uma pergunta e o que se segue nos trabalhos publicados é a resposta de como cada autor registra no escrito sua relação à escola em seu tempo de elaboração. “comunidade de experiência” implica a mesma complexidade e paradoxo contidos na concepção de escola em psicanálise. Trata-se de uma expressão de Lacan: “pois a escola não o é apenas no sentido de distribuir um ensino, mas de instaurar entre seus membros uma comunidade de experiência cujo cerne é dado pela experiência dos praticantes”.

Cadernos 5

Cadernos 5, Acerca da autorização traz a público o percurso das elaborações realizadas pela Escola em torno da questão da autorização e do passe. Apresenta os trabalhos do Cartel do Passe e do Cartel dos Fundamentos do Passe, bem como as reflexões da convidada Dominique Fingermann sobre a experiência do passe. Destacamos que “foi do trabalho analisante de Freud, que nasceu a autorização que o levou a ocupar o lugar de analista e fundar a psicanálise” (Juan Carlos Monteiro, 2008).

Cadernos 6

"Ainda que Marx não tenha feito uma análise, os autores operam como passadores. Demonstra-se com precisão que, ao tratar da ideologia, ele persegue sua própria questão, tendo como efeito uma mudança subjetiva: despe-se da ideologia que o atravessava e desfaz-se de um ideal em si mesmo". (Secretaria de Publicação)